sábado, 9 de junho de 2012

ARTROPLASTIA TOTAL DO JOELHO E CIRURGIA DE LCA

ARTROPLASTIA TOTAL DO JOELHO 
O joelho é umas das articulações que mais recebem a carga do corpo humano durante a marcha, ele é composto por três ossos, fêmur, tíbia e patela, e faz movimentos de rotação e rolamento, e sofre movimentos de compressão.


A cartilagem articular e os meniscos ajudam no amortecimento destes movimentos junto com o liquido sinovial que funciona como se fosse um lubrificante. Alguns fatores levam ao desgaste da cartilagem articular, que chamamos de artrose. Existem os fatores hereditários, os traumáticos - trauma local – trauma de repetição, os desvio de eixo quando o joelho é muito para dentro ou muito para fora, além disso as inclinações da patela podem levar ao longo do tempo o desgaste de regiões da cartilagem articular neste osso.

Uma vez diagnosticada a artrose, onde o paciente em geral tem muita dor e dificuldade de marcha, e ao longo dos anos a dificuldade de marcha e a dor vão aumentando. Nestes pacientes o tratamento inicial deve ser conservador, com medicamentos analgésicos e antiinflamatórios e exercícios para a cadeia muscular, tanto de alongamento como de fortalecimento. O uso de protetores de cartilagem, chamados de condro protetores também auxiliam no tratamento, ajudando no retardo deste desgaste, fazendo com que diminua a velocidade do desgaste da cartilagem articular. Os casos onde a dor é muito intensa e a diminuição da qualidade de vida acontece, em geral é indicado tratamento cirúrgico para a correção da artrose. O tratamento de escolha atualmente é a indicação de uma prótese total do joelho chamada artroplastia total do joelho.

image

PRÓTESE TOTAL DO JOELHO

 A cirurgia consiste em trocar a cartilagem danificada por um material artificial, composto principalmente por zinco e cobalto, e entremeado por uma substância dura e plástica de polietileno, esses componentes protético são cimentados no osso previamente preparado, melhorando sensivelmente a qualidade de vida destes pacientes, onde conseguem deambular muito próximo do normal e sem dor, chegando até a poder fazer alguns esportes de baixo impacto. Em geral estes componentes protéticos costumam durar em média 15 anos, devendo ser trocados no momento em que acontece o desgaste ou a soltura dos componentes. Hoje em dia já é possível realizar estas artroplastias utilizando o auxilio de um navegador, o navegador é um software de computador que acoplado à sensores no joelho, auxiliam o cirurgião confeccionar o cortes ósseos e a colocação dos componentes protéticos da melhor forma possível para que isso consigamos aumentar a durabilidade dos componentes protéticos.

Para se utilizar o navegador é necessário um período de treinamento básico.

Trabalhos mostram que o eixo, chamado de eixo mecânico ou eixo de carga, que é por onde passa o peso do paciente em um determinado local da prótese é um dos fatores determinantes para a durabilidade desta prótese. Com o uso do navegador conseguimos fazer com que se eixo iguale a distribuição de carga, tanto da parte medial para a lateral, e com isso conseguimos fazer com que haja uma diminuição do seu desgaste e aumentando a longevidade da prótese.
image






    
image 
 
ESPECIALISTA EM JOELHO
O joelho é umas das articulações que mais recebem a carga do corpo humano durante a marcha, ele é composto por três ossos, fêmur, tíbia e patela, e faz movimentos de rotação e rolamento, e sofre movimentos de compressão. A cartilagem articular e os meniscos ajudam no amortecimento destes movimentos junto com o liquido sinovial que funcina como se fosse um lubrificante. Alguns fatores levam ao desgaste da cartilagem articular, que chamamos de artrose. Existem os fatores hereditários, os traumáticos - trauma local – trauma de repetição, os desvio de eixo quando o joelho é muito para dentro ou muito para fora, além disso as inclinações da patela podem levar ao longo do tempo o desgaste de regiões da cartilagem articular neste osso.Uma vez diagnosticada a artrose, onde o paciente em geral tem muita dor e dificuldade de marcha, e ao longo dos anos a dificuldade de marcha e a dor vão aumentando. Nestes pacientes o tratamento inicial deve ser conservador, com medicamentos analgésicos e antiinflamatórios e exercícios para a cadeia muscular, tanto de alongamento como de fortalecimento. O uso de protetores de cartilagem, chamados de condro protetores também auxiliam no tratamento, ajudando no retardo deste desgaste, fazendo com que diminua a velocidade do desgaste da cartilagem articular. Os casos onde a dor é muito intensa e a diminuição da qualidade de vida acontece, em geral é indicado tratamento cirúrgico para a correção da artrose. O tratamento de escolha atualmente é a indicação de uma prótese total do joelho chamada artroplastia total do joelho.

LESÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR
Os joelhos são compostos por três ossos fêmur, tíbia e patela. Os ossos do fêmur e da tíbia são interligados por ligamentos, cápsulas e tendões. Os ligamento são as estruturas mais importes, pois eles mantém a estabilidade entre os ossos do joelho. O joelho possui o ligamento cruzado anterior,  ligamento cruzado posterior e os ligamentos colaterais medial e lateral. O encaixe ósseo entre o fêmur e a tíbia no joelho é muito precário, desta forma o os ligamentos mantém a integridade da articulação, porém são sobrecarregados pela a estrutura anatômica formada pelos ossos que não possuem o encaixe perfeito.

"Ligamento cruzado anterior após reconstrução realizada por vídeoartroscopia do joelho"

Artroplastia de Joelho

O joelho é uma articulação formada por um conjunto de estruturas que devem trabalhar em harmonia possibilitando a reestruturação do peso do corpo e os movimentos necessários para a marcha.

1. O que é Artroplastia Total de Joelho?

A Artroplastia total de joelho é uma cirurgia comum e com excelentes resultados, realizada em pacientes com artrose degenerativa do joelho. É uma cirurgia que tem como objetivos substituir uma articulação "doente".

A cartilagem articular danificada é substituída por peças de metal e plástico (próteses). A extremidade do fêmur ‚ coberta com uma prótese de metal e as da tíbia e da patela com plástico. As próteses são habitualmente fixadas ao osso através de um cimento plástico especial, chamado metilmetacrilato. Este vem em forma de um pó e um líquido, que são misturados e em alguns minutos adquirem uma consistência pastosa. Essa pasta é então pressionada contra o osso e a prótese ‚ pressionada contra o cimento. Em cerca de dez minutos o cimento adquire uma consistência pétrea.

Após a colocação da prótese, o metal que cobre o fêmur fica em contato com o plástico que cobre a tíbia, permitindo os movimentos do joelho sem que haja contato de osso contra osso, o que traz alívio da dor. O plástico de que são feitas as próteses da tíbia e da patela é chamado polietileno de densidade ultra-alta, e apresenta um desgaste muito pequeno ao longo do tempo em contato com o metal muito polido da prótese femoral.

Certos fatores como idade, osteoporose ou se há grande deformidade no joelho irão determinar o tipo de prótese mais adequado para cada paciente.

2. Quando está indicada?

As indicações mais comuns para realização da artroplastia do joelho são a presença da dor e impotência funcional e não há chance de melhora com outros tratamentos.
Geralmente são pacientes com artrite reumatóide ou osteoporose degenerativa dos joelhos que tiveram insucesso com tratamento conservador

3. O que se deve esperar da cirurgia?

- Melhora da dor.

- Recuperação dos movimentos necessários para sentar, andar, subir e descer escadas.

Orientações a serem seguidas antes da cirurgia: pré-operatório:

- Alguns exercícios devem ser realizados em casa enquanto aguarda a cirurgia.

- Os exercícios são fundamentais para o sucesso da cirurgia, reserve pelo menos 30 minutos por dia para eles.

- Os músculos da coxa são muito importantes na recuperação do joelho. Prepare sua coxa para a cirurgia fazendo este exercício na cama:

• faça um pequeno rolo com uma toalha de rosto e coloque embaixo do joelho;

• dobre a outra perna e apóie o pé;

• eleve o calcanhar da perna apoiada, apertando o rolo para baixo (empurrando o joelho para baixo);

Sustente contando até 3;

Relaxe e repita 5 vezes;



Tratamento fisioterapêutico para Artroplastia Total nas primeiras 24 horas de pós-operatório:

Posicionamento no leito - desde que o paciente se encontre sem dreno, estará liberado para deitar-se de lado com o membro operado apoiado.
-Membro inferior em elevação, com extensão total do joelho, principalmente com Crio-cuff -crioterapia 30 minutos a cada 2 horas, caso o paciente esteja com bandagem, aplicar por 40 minutos 6 vezes ao dia.

Tratamento fisioterapêutico para ArtroplastiaTotal no 1º dia de Pós-operatório

-Exercícios isométricos -dorsi e plantiflexão do tornozelo, ativo e resistido;
-Glúteo (realizar báscula de pelve)
-Ativos dos pés -Crioterapia (Crio-cuff) 30 minutos a cada 2 horas, caso o paciente esteja com a bandagem, aplicar por 40 minutos 6 vezes ao dia.

Tratamento fisioterapêutico para ArtroplastiaTotal no 2º dia de Pós-operatório

-Exercícios isométricos -manter os exercícios anteriores e aumentar o número de repetições e as séries;
-Inicia-se descarga de peso parcial em cima do membro operado;
-Orientar o paciente a sentar e levantar (se idoso deve estar sempre acompanhado);
-Crioterapia será mantida.

Tratamento fisioterapêutico para ArtroplastiaTotal no 3º dia de Pós-operatório

-Exercícios isométricos -exercícios ativos (flexão/extensão do joelho);
-Treino de marcha com muletas ou andador;
-Crioterapia com o número de repetições reduzido ou de acordo com a queixa do paciente.


Treino de Marcha nas artroplastias de Joelho e Quadril

Alguns pacientes, por motivo de dor no membro inferior (Entorse, Fratura, Pós-Operatório, etc...), ou por motivo de alteração motoras (paraparesia, hemiplegia) são obrigados a utilizar dispositivos auxiliares da marcha. Um dos dispositivos auxiliares mais usado é a muleta. O post de hoje vai ser focado no uso de muletas nas artroplastias de Membros Inferiores. No entanto, vou aproveitar o tema e comentarei também outras indicações das muletas.
Vou começar sendo bastante direto: Basicamente uma muleta deve ser capaz de fazer duas coisas pelos nossos pacientes que passaram por uma artroplastia de joelho ou quadril:

(1) Reduzir a descarga de peso sobre um dos membros inferiores.
(2) Ampliar a base de apoio para aumentar o equilíbrio e oferecer estabilidade ao paciente.

É importante notar que uma base de apoio alargada também auxilia no deslocamento e fornece informações sensoriais através das mãos. De modo geral, o uso de muletas se faz necessário para pessoas com dores na perna ou no pé, lesão, fraqueza muscular ou marcha instável. Além destas indicações óbvias, o usos de muletas possibilita assumir a posição ortostática, auxiliando na circulação, na função renal e pulmonar, ajuda na prevenção da osteoporose por fornecer estímulo mecânico (compressivo) aos ossos. Em crianças, a descarga de peso também estimula a epífise de crescimento.

Existem basicamente 2 modelos de muletas: A axilar e a canadense.
Muleta Axilar: Os modelos em geral possibilitam o ajuste do comprimento total e também par ao apoio da mão. Em ortostatismo estático, o ponto mais alto da muleta, deve situar-se 2 a 3 dedos abaixo da axila até um ponto cerca de 15-20cm afastado lateralmente do seu pé. As mãos devem estar posicionadas de tal forma que permitam uma flexão de cotovelo de cerca de 30º. È importante frisar que não se deve apoiar as axilas na muleta durante a marcha, a força toda deve acontecer no cotovelo e punho, sob o risco do paciente compreender de onde vem o adágio popular “sofre mais do que suvaco de aleijado”
Muleta Canadense: Mais uma vez, o posicionamento deve permitir uma flexão de cerca de 30o a muleta deve tocar no solo cerca de 5-10 cm para fora e cerca de 15cm a frente do pé
Estudos mostram que o punho recebe de 1 a 3 vezes o peso do corpo durante a fase de balanço da marcha com muletas.

Para o uso seguro de muletas, algumas regras de vem ser seguidas:
  • Nunca apóie o peso nas axilas, use os punhos
  • Quando parado, posicione as muletas à frente
  • Quando andar, não tente andar rápido demais ou dar passos muito compridos
  • Quando descer escadas, posicione as muletas no degrau abaixo, então desça o degrau com a perna não afetada.
  • Quando subir escadas, suba com a perna boa primeiro, só então traga as muletas e a perna afetada para cima.
  • Converse com o cirurgião ortopedista a respeito da qulidade do osso, sobre intercorrências durante a cirurgia, se a prótese foi cimentad a ou não (próteses não cimentadas exigem descarga parcial de peso enqunato as não cimentadas o paciente pode descarregar o peso conforme tolerância)
Marcha de 3 pontos

Indicação:
Incapacidade de descarregar peso em uma das pernas (fratura, dor, amputação ou pós-operatório)
Seqüência de movimentos:
Primeiro leve ambas as muletas e o membro afetado à frente. Então descarrege o peso do corpo sobre as muletas e mova o membro não afetado à frente. Repita a seqüência
Vantagens:
Elimina a descarga de peso sobre o membro afetado
Desvantagem:
È preciso que o paciente tenha um bom equilíbrio


--------------------------------------------------

Marcha de 4 pontos

Indicação:
Fraqueza em ambas as pernas ou coordenação insuficiente
Seqüência de movimentos:
Muleta esquerda, pé direito, muleta direita, pé esquerdo. Repita a seqüência
Vantagens:
Garante estabilidade uma vez que sempre há 3 pontos de apoio no solo
Desvantagem:
Baixa velocidade


-----------------------------------------------------------

Marcha de dois pontos
Indicação:
Fraqueza em ambas as pernas ou coordenação deficiente
Seqüência de movimentos
Muleta esquerda, e pé direito juntos, então muleta direita e pé esquerdo juntos. Repita a seqüência
Vantagens:
Mais rápido do que a marcha de quatro apoios
Desvantagens:
Pode ser difícil aprender esta seqüência de movimentos

-----------------------------------------------------------------------

Marcha tipo mergulho
Indicações:
Incapacidade de descarregar completamente o peso em ambas as pernas (fraturas, dor e amputações)
Sequência de movimentos:
Avance com ambas as muletas à frente, então enquanto descarrega o peso todo nos braços, leve ambas as pernas à frente, ao mesmo tempo por entre as muletas
Vantagens:
È o padrão de marcha mais rápido
Desvantagem:
O gasto energético é alto e exige bastante força nos membros superiores

------------------------------------------------------------------------------------

Marcha tipo Semi-Mergulho
Indicações
Pacientes com fraqueza em ambos os membros inferiores
Seqüência de movimentos
Avance com ambas as muletas à frente, então enquanto descarrega o peso todo nos braços, leve ambas as pernas à frente ao mesmo tempo porém não ultrapasse as muletas
Vantagens:
Fácil de aprender
Desvantagem: 
Exige força nos membros superiores
 Fonte
image


LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR-LCArodilla artroscopia ligamento cruzado anterior
O ligamento cruzado anterior é um dos principais ligamentos do joelho, pois tem a função de estabilização do mesmo, ele ajuda no movimento de rotação, movimento de escorregamento também chamado de rolamento do joelho, ele impede a translação anterior da tíbia e a rotação externa da mesma. Em geral os movimentos torcionais, onde o paciente fixa o pé no solo e gira o corpo para o lado oposto acabam acarretando a lesão do ligamento cruzado anterior deste ligamento. A lesão do ligamento cruzado anterior pode ser parcial ou total. Vários tipos de trauma promovem a lesão do ligamento cruzado anterior, a grande maioria dos casos são principalmente aqui no Brasil, em casos de pacientes que se lesionam jogando futebol. O futebol é um esporte que utiliza muitos membros inferiores e faz vários movimentos de rotação externa do pé durante a partida. Este movimento uma vez travado os pés no solo e o corpo girar para o outro lado, solicita sobre maneira o ligamento cruzado anterior, podendo rompe-lo. O diagnóstico do ligamento cruzado anterior pode ser feito clinicamente através de testes específicos realizados pelo médico ortopedista, através exames radiográficos no caso de retirada de ossos junto com o ligamento, e na ressonância magnética mostrando a lesão no interstício do ligamento ou na retirada do ligamento. A Ressonância nuclear magnética possui de 5 a 10 % de falsos positivos. Uma vez lesionado o ligamento, em geral em pacientes jovens ativos e atletas, o tratamento deve ser cirúrgico, pois vários trabalhos demonstram que ao passar do tempo, os pacientes acabam tendo novos entorses de repetição por falta deste ligamento, e cada um destes entorses acabam promovendo outras lesões no menisco e na cartilagem. Sendo assim em casos em que existe indicação, este deve ser feito de maneira em que evite a instabilidade articular e protegendo novas lesões.
image


CIRURGIA DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR Alguns dos aspectos negativos da escolha de qualquer um pode ser eliminado com a colocação de um enxerto, como o corpo de um osso liofilizado patela pellet patelar e da tíbia. Tendões não são utilizados como o paciente, eliminando os efeitos de hemorragia pós-operatória e inchaço e não é necessário para compensar a sua falta com um reforço tendão. Também evita dor no pólo inferior da patela ou, o que é uma complicação mais importante, a distrofia simpática reflexo patelar, sem as complicações habituais que pode azedar o período pós-operatório e oportunidades reduzidas para voltar à competição no profissional esporte. Os padrões da reabilitação do ligamento cruzado anterior será o mesmo sem complicações tardias medo decorrentes da falta de um tendão retirado do paciente.

rotura ligamento cruzado anterior rodilla artroscopia
A cirurgia do ligamento cruzado anterior pode ser feita utilizando-se vários tendões, os tendões flexores chamados de semi-tendineo e gracio, o terço central do tendão patelar hoje chamado de ligamento patelar e até mesmo do ligamento quadricipital. A escolha do tendão depende muito de vários fatores, entre eles o biótipo do paciente, o esporte de eleição praticado pelo mesmo, a habilidade médica para utilização de um ou outro tendão. Independentemente do tipo do tendão, a colocação correta do novo ligamento no local correto propicia a restauração completa deste ligamento, quem em média se faz ao redor de seis meses após a cirurgia.Hoje em dia 60 trabalhos tem apontado para uma possível melhora na utilização de tendões duplos ou chamados de duplo feixes. Teoricamente estes tendões sendo duplos, em novas posições diminui a rotação externa da tíbia sobre o fêmur, diminuindo o movimento rotacional do joelho e fazendo teoricamente que com isso consigamos diminuir a chance deste paciente desenvolver o desgaste ao longo do tempo. Apesar de vários especialistas de joelho estarem desenvolvendo esta técnica ainda não há comprovação científica que ela é melhor do que a técnica tradicional feixe único.
image


Reabilitação Ligamento Cruzado Anterior
ligamento cruzado anterior rodilla
Técnicas de cirurgia artroscópica, aplicadas, em princípio, até o joelho e depois estendido a quaisquer outras intervenções conjuntas têm sido objeto de controvérsia com base acrimônia, em fóruns e conferências profissionais entre defensores do convencionais abertas técnicas cirúrgicas e "moderno" artroscopistas. Joelho ACL parece, contudo, que todos estes processos de debate sofrer um processo semelhante de aceitação em primeiro lugar, após a consolidação, e finalmente ajustando algumas indicações de que todos aceitam e que são padronizadas internacionalmente.
 Isso já aconteceu com plastia do joelho, e mais especificamente voltado para corrigir a ruptura do ligamento cruzado anterior. Não se contesta que deve ser operado por artroscopia, mas na forma como foram corrigindo a direção para corrigir alguns erros. Por exemplo, agora já não é utilizado plastia artificial, no entanto, são cada vez mais a aloenxertos. Os critérios para a decisão cirúrgica na ruptura do ligamento cruzado anterior foram amplamente discutido em nosso artigo sobre a escolha de ACL plastia. Agora continue com o desenvolvimento de protocolos de reabilitação. Artroscopia do joelho rompido anterior cruciate Os critérios de desempenho são muito semelhantes, independentemente da angioplastia usado para reparar o ligamento cruzado anterior, mas mencionou a diferença de opiniões entre os especialistas que se preocupam o suficiente para publicar as conclusões do estudo de resultados entre os seus pacientes. Referimo-nos à possível diferença entre os tendões obtidos plastias anserina e plastias como "osso-tendão-osso" obtido a partir do tendão patelar.
 Alguns dos aspectos negativos da escolha de qualquer um pode ser eliminado com a colocação de um enxerto, como o corpo de um osso liofilizado patela pellet patelar e da tíbia. Tendões não são utilizados como o paciente, eliminando os efeitos de hemorragia pós-operatória e inchaço e não é necessário para compensar a sua falta com um reforço tendão. Também evita dor no pólo inferior da patela ou, o que é uma complicação mais importante, a distrofia simpática reflexo patelar, sem as complicações habituais que pode azedar o período pós-operatório e oportunidades reduzidas para voltar à competição no profissional esporte. Os padrões da reabilitação do ligamento cruzado anterior será o mesmo sem complicações tardias medo decorrentes da falta de um tendão retirado do paciente.
                             Questões-chave

O objectivo de uma recuperação acelerada da intervenção de uma plastia do LCA inclui:
    Em uso generalizado no início da crioterapia para diminuir o sangramento e acidente vascular cerebral, o que trará uma melhoria rápida da mobilidade inicial.
    O início precoce de caminhar para suportar o peso do corpo, o movimento promove a compressão da cartilagem e facilita a reorganização dos tecidos de colágeno e osso fornece e de outros tecidos moles da capacidade do joelho de responder a cargas fisiológicas normais.
    Recuperar rapidamente a amplitude de movimento do joelho de forma relevante os últimos graus de extensão.
    Realizar um programa de força agressiva, baseada em passiva e ativa eletroestimulação exercícios em cadeia cinética fechada que vai proteger o enxerto.

                                   ConsideraçõesPlastia cura
plastia rotura ligamento cruzado anterior artroscopia

Todos plastia implementado o seguinte processo de maturação: necrose avascular, revascularização, a proliferação celular e remodelação. Estas fases podem não ter um desenvolvimento gradual e vários ocorrer ao mesmo tempo. Revascularização parece que os picos a cerca de 6 meses após a implantação. rompido artroscopia plastia do ligamento cruzado anterior Isto sugere que plastia muita demanda entre 4 a 6 meses pode trazer o risco de alongamento e ruptura da plastia. Estes aspectos, extrapolada a partir de estudos em animais, pode ter uma evolução diferente em seres humanos. Um estudo muito interessante Rougraff (1993) sugere revascularização da 3 ª semana, remodelando entre 2 e 10 meses (ir para fora!), Falar de uma melhor disposição do plastia osso-tendão-osso para a reabilitação acelerou-se, e cerca de 3 anos para a angioplastia é histologicamente um ligamento. Trabalho mais recente sugere a possibilidade de que menos 6 meses, plastias comportar tanto vascularização e tecido de colagénio como o ligamento normal. O último parece ser favorecida por participação rápido da actividade física que estimulam um aumento no metabolismo que a síntese de aumento de colagénio e aumento da força e do tamanho do plastia.                                    Tipo de plastiaHá um amplo reconhecimento como uma referência para o HTH de resistência em todas as fases de cura, mas, mais recentemente, MacDonald (1995) demonstrou que a plastia semitendinoso-gracilis é igualmente eficaz na reabilitação acelerado que HTH.                              Estabilidade da plastiaEstudos biomecânicos e histológicos sugerem que a plastia ligamentação começa a cerca de 24 semanas e levam cerca de 3 anos para ser concluído. Avaliações objetivas de frouxidão anterior da tíbia em comparação com a reabilitação acelerada normal, não apresentam diferenças significativas. Shelburne e Gray (1997) não observaram diferenças estatísticas na comparação falhas plastia de ambos os programas (2,6% em reabilitação acelerada e 4,4% no normal).Em jeito de conclusãoUma revisão recente de Graham e Parker (2002) não observaram diferenças em alterações pós-operatórias entre as 2 opções acima plastia. Estes autores sugerem que a estabilidade do joelho e do bom resultado clínico durante a recuperação, não dependente do tipo de plastia utilizado. Aspectos como anatomicamente correto posicionamento do enxerto, uma fixação boa isso, a existência de meniscal associada e lesões ligamentares e um programa de reabilitação estruturado, seria muito responsável pela evolução clínica e estabilidade do joelho.

Lesão do ligamento Cruzado anterior do joelhoLesão dos ligamentos cruzadosLigamento cruzado do joelho 
Fotos: sports medicine

ESTABILIZADORES DE JOELHO
Strapping de Rodilla Rodillera Aligua
  Fortilax para Rodilla

 Fonte: Bio Laster-2012




 REABILITAÇÃO


ACL Diretriz de Reabilitaçãorodilla artroscopia ligamento cruzado anterior

ACL artroscopia do joelho apresentar um cronograma acelerado de recuperação das lesões dos ligamentos cruzados, visando principalmente em esportes de equipe, mas logicamente é transferível para qualquer atleta e é ainda usado por não-atletas que necessitam de um rápido retorno à normalidade.Protocolo padronizado em reabilitação de lesão do LCA ACELERADO(Modificado de Mikkelsen et al., 2000 e Shaw, 2002)PRIMEIRA SEMANA

    
Descanso completo
    
Arrefecimento do local durante 15 min a cada hora, de diminuir ligeiramente a frequência em dias sucessivos
    
A estimulação elétrica do músculo quadríceps
    
Elevação da perna com extensão de joelho
    
Exercícios ativos de extensão do joelho (quadríceps contração isométrica)
    
Movimentos passivos do joelho (0-90 °)
    
Deslocamento mínimo (desde que com muletas)Entre 1-2 semanas (adicionar acima)

    
Movendo-se sobre muletas (carga parcial)
    
Incentivar a sustentação de peso, como tolerado
    
Exercícios ativos de flexão do joelho (90 º)
    
Retirada dos pontosEntre 2-3 semanas (adicionar acima)
rodilla artroscopia ligamento cruzado anterior

    
Mobilização da patela
    
Treino de marcha
    
ACL artroscopia do joelho
    
Andar sem muletas
    
Exercícios ativos de flexão do joelho a limitação dor
    
Bicicleta (quando a flexão do joelho é de 100 °)
    
Exercícios na piscina
    
Estimulação elétrica muscularEntre 3-5 semanas (adicionar acima)

    
Flexão passiva do joelho
    
O treinamento proprioceptivo e equilíbrio
    
ACL artroscopia do joelho
    
Exercícios de cadeia cinética fechada para quadríceps e isquiotibiais (por exemplo, agachamentos, leg press, ...)
    
Treinamento isocinético
    
Estimulação elétrica muscular (st quando o atleta é incapaz de contrair o quadríceps e isquiotibiais)Entre 5-6 semanas (adicionar acima)
rodilla artroscopia ligamento cruzado anterior

    
Obter uma ROM 0-130 °
    
Correr, correr muito bom
    
Início de exercícios de agilidadeEntre 7-10 semanas (adicionar acima)

    
Intensificar a acima
    
Correndo em linha reta em uma superfície niveladaDepois de 10 semanas (adicionar ao acima)

    
Recuperar ROM inteiro (completo)
    
Maior agilidade
    
Exercícios específicos para o esporte (baixa intensidade)A PARTIR DE 3 MESES (adicionar acima)

    
Intensificar a acima
    
Jogging e executado em qualquer superfície
    
Correndo com curvas de 90 º, 180 º e 360 ​​º
    
Torções com mudanças de direcção de 45 °
    
Carreira com acelerações e desacelerações
    
Futebol-exercícios específicos (maior intensidade)Entre 4-6 meses (adicionar acima)
..


Voltar a pratica desportiva  habitual

(Modificado de Mikkelsen y col., 2000 y de Shaw, 2002)

Fonte: Bio Laster-2012-tradução..








contato: email:lucianofisiol@gmail.com
               facebook: luciano sousa lucianosousa