domingo, 27 de maio de 2012

NUTRIÇÃO NO FUTEBOL I

Uma consulta nutricional consta de amplo interrogatório para verificar seus hábitos alimentares, sua rotina diária, sintomas e prática de atividade física. A composição corporal é verificada através de medidas de dobras cutâneas e/ou bioimpedância elétrica a fim de verificar % gordura e massa magra, além da hidratação.
De acordo com as necessidades e rotina do paciente é elaborada uma dieta personalizada.
A consulta e acompanhamento nutricional são destinados a todas as pessoas que desejam um aconselhamento alimentar para uma vida mais saudável.
 Crianças. adolescentes, adultos e idosos
Gestantes e nutrizes
Esportistas
Patologias como: obesidade, anemia, hipertensão, diabetes, hipoglicemia, distúrbios gastrointestinais, controle de colesterol e triglicérides, entre outras.
Na Sportslab, toda consulta nutricional dá direito há um retorno no prazo de 30 dias na qual verifica-se a adesão ao planejamento proposto, principais dificuldades encontradas, acompanhamento da evolução através de nova composição corporal e sempre que necessário ajustes na dieta elaborada. 
 A verificação da composição corporal fornece dados importantes como a proporção entre a quantidade de gordura corporal e massa magra (ossos, músculos, água e outras partes vitais do corpo). O acompanhamento das alterações no percentual de gordura e de massa muscular são de extrema importância para verificar se a variação do peso corporal está ocorrendo às custas de perda ou ganho de massa magra ou de gordura corporal.
A Composição Corporal pode ser realizada por:
  • Dobras Cutâneas:
    É realizada com um aparelho chamado adipômertro que mensura em diferentes áreas do corpo, as dobras cutâneas. Os valores dessas medidas são colocados em fórmulas e comparados com os valores de normalidade, verificando-se assim se quantidade de gordura corporal e massa muscular do paciente está adequada.  Essa avaliação fornece gráficos, no qual o paciente visualiza suas necessidades e sua evolução.
  • Bioimpedância:
    A Bioimpedância é um método de avaliação da composição corporal, que quantifica em porcentagem a gordura corpórea, a massa magra (músculos e massa óssea) e o estado de hidratação do indivíduo. Esse método é baseado no princípio de condução elétrica. Por meio de eletrodos colocados em locais específicos da mão e do pé, passa uma corrente elétrica (imperceptível) que obtém, os percentuais da composição corporal com ajuda de um software.
    É um método é bastante aceito na comunidade científica, inclusive para a identificação do estado de hidratação dos indivíduos, o que é particularmente interessante para praticantes de atividade física.
     NUTRI SPORT
 A consulta com nutricionista especializada em fisiologia do exercício é indicada tanto para um atleta de alto rendimento quanto para um iniciante que deseja aprimorar sua composição corporal e saber como se alimentar antes, durante e após o exercício.
Criamos o Programa NUTRI-SPORT  que visa:
  • Ajustar ingestão de nutrientes às necessidade de energia;
  • Ganho de massa muscular;
  • Melhora de rendimento;
  • Acelerar o processo de recuperação entre as sessões de treinamento;
  • Perda de gordura corporal;
  • Estratégias de alimentação antes, durante a após o evento esportivo ou treinamento;
  • Acompanhamento da composição corporal, verificando se a massa muscular está aumentando ou diminuindo com os treinamentos;
  • Verificar a necessidade do uso de suplementos alimentares.
    Você já pensou em ter um profissional que vai até você para auxiliá-lo com a sua alimentação, de forma a torná-la mais saudável?

    O NUTRI-HOME é um serviço especializado de atendimento no qual a nutricionista vai até sua residência ou local de trabalho para desenvolver um planejamento personalizado de acordo com suas necessidades. Pode ser realizado individualmente ou para toda a família.
    Neste atendimento é realizada uma entrevista sobre seu estado de saúde, histórico de peso, antecedentes hereditários, hábitos, atividade física, etc. A seguir verifica-se sua composição corporal através de medidas antropométricas (peso, altura, circunferências) e medidas das dobras cutâneas para determinação do percentual de gordura e massa magra.
    Após esta avaliação será elaborada uma dieta de acordo com suas necessidades e objetivos e programado novas avaliações para acompanhamento da evolução.
    Pode ser realizado a clientes com ou sem restrições dietéticas em qualquer situação clínica (diabetes, hipertensão arterial, colesterol elevado, doenças cardiovasculares, entre outros).
     
    Uma versão mais completa do NUTRI-HOME. Neste programa além da consulta domiciliar será realizado algumas visitas semanais ou quinzenais que inclui:
    1-Elaboração de cardápio mensal planejado;
    2-Elaboração de lista de compras semanais;
    3-Diversas Receitas orientação de preparo das mesmas
    4-Realização de treinamento para cozinheira (aula de higiene pessoal e de alimentos e utensílios, elaboração de receitas light, melhor forma de cocção dos alimentos e formas de armazenamento).

    O acompanhamento poderá ser semanal, quinzenal ou mensal, conforme a necessidade e disponibilidade do cliente.
    Na primeira visita, é realizada uma entrevista sobre seu estado de saúde, histórico de peso, antecedentes hereditários, hábitos, atividade física, etc. A seguir verifica-se sua composição corporal através de medidas antropométricas (peso, altura, circunferências) e medidas das dobras cutâneas para determinação do percentual de gordura e massa magra.
    Na visita subseqüente, o foco será a forma de preparo dos alimentos, armazenamento e como elaborar receitas com redução de gordura. Será entregue um cardápio semanal com diversas receitas. A seguir em uma próxima visita verifica-se a adesão ao plano alimentar proposto, as principais dificuldades enfrentadas, controle de peso, medidas antropométricas e ajustes no plano alimentar sempre que necessário.
    FONTE:SPORTS LAB 2012







    contato: email:lucianofisiol@gmail.com
                   facebook: luciano sousa luciaosousa